AUTO-GOVERNO

Tenho feito os estudos da minha célula baseados nos que são apresentados pelo Ministério Monte Sião, você pode conferí-los aqui , tenho certeza que será uma benção para o seu ministério como está sendo para o meu.

Célula passada partimos para o nosso 3º estudo com o tema: Os 7 princípios bíblicos, e desta vez falamos sobre o AUTO-GOVERNO.

"Como cidade derrubada, que não tem muros, assim é o homem que não pode conter o seu espírito." Provérbios 25:28

Escrevi o versículo acima em tiras de cartolina e o apresentei  da seguinte forma:


Deixei eles tentarem achar a ordem correta do versículo, foram algumas tentativas, até que uma espertinha resolver consultar a referência. Eles amaram o desafio. Depois sentamos para conversamos sobre o assunto.

Deus deu ao homem uma capacidade (que até onde eu sei) só o ser humano tem: a de raciocinar para poder decidir, fazer suas escolhas. Os animais são movidos pelo extinto de sobrevivência, de procriação, de alimentação, mas o homem não é assim, ele é capaz de fazer escolhas, baseado em seu raciocínio.

Todo esse entendimento podemos dizer que é o auto-governo: a capacidade que temos de controlar o nosso comportamento, nossas atitudes, em casa, na escola, com os amigos...

Quando não controlamos nossas atitudes, estamos expostos aos resultados das nossas ações, ficamos desprotegidos, como uma cidade sem muros.

Você pode até ouvir por aí : "Bateu, levou!" "Não levo desaforo para casa!"
Mas o Senhor nos ensina: " A palavra branda desvia o furor..."

Auto-governo é obra do Espírito Santo, é um fruto de espírito (Gálatas 5:23). No jardim Adão e Eva tiveram a oportunidade de resistir aos seus desejos, mas falharam... E nós, estamos conseguindo?

Tudo na vida, na sociedade, no Universo possui regras que precisam ser seguidas, para o bem de todos. Quando temos domínio próprio, auto-governo, somos capazes de cumprir com as regras sem dificuldades.

Como célula é um círculo íntimo, é importante que as crianças saibam e sintam, que este é um lugar onde elas podem desabafar, contar experiências, tirar dúvidas. Por isso decidir começar eu mesma contando um momento da minha infância, onde eu fui confrontada com meu piores sentimentos :
Eu deveria ter uns 8 anos. Era época de manga ( que eu adooro). Estávamos eu e uma vizinha da minha idade apontando de baixo da árvore, as mangas que queríamos, enquanto minha mãe lá de cima as jogava para nós. Foi quando eu ví uma manga linda, grande, amarelinha, e gritava eufórica para minha mãe que era aquela que eu queria. Estava na pontinha do galho, não seria fácil pegar. Minha mãe se esticou o máximo que pode, e a derrubou com a pontinha do pé. Quando a manga caiu, a minha vizinha foi mais rápida do que eu e pegou a bendita manga. Gente que raiva que eu senti! Para piorar eu tinha em minhas mãos uma faquinha... Não pensei, não raciocinei, fiquei cega de raiva, e minhas mãos foram se levantando, apontando a faca para a menina, os olhos delas se arregalavam de medo. No meio da minha fúria, quando algo terrível ia acontecer, minha mãe grita: DEBORAAAH! Fiquei urrando, com a faca no ar, paralisada! Minha mãe rapidamente desceu, pegou a faca da minha mão, me levou pra casa, e me deu uma bela de uma surra! Aprendi, da pior forma, que aquele que não controla seus desejos, sofre as consequências dos seus atos! Aí!

Pois é, com isso choveu depoimentos. Depois oramos fervorosamente, pedindo ajuda a Deus para controlar nossos impulsos.

Durante essa semana, Deus me colocou a prova, e confesso amados, preciso gritar menos. Ser menos exaltada, ter mais domínio próprio, exercer meu auto governo!

Um estudo mais aprofundado sobre Os Sete Princípios Bíblicos você encontrará neste site. Fiquem Com Deus.



Mordomia, o que é isso?

Estamos estudando na célula sobre os princípios cristão, e hoje foi a vez de falarmos sobre mordomia. As crianças ficaram admiradas, pois o que conheciam de  mordomia era algo ruim, como ter preguiça, ficar à toa, receber regalias. Bom para o mundo até pode ser isso, mas para nós cristão, o significado de mordomia é bem mais digno!

A questão da Célula de Crianças

Segunda iniciamos com a célula de crianças e juniores. Fizemos várias tentativas de fazer uma célula com as crianças da igreja, desde o ano passaso, mas sempre esbarrávamos num grande obstáculo: TEMPO!
Eu não aceitava essa situação! Tive que dar uma reviravolta na minha vida, pois Deus me cobrava (e cobra mesmo!) o cumprimento do meu chamado. Deixei a faculdade! Era a única saída, minha cabeça também não estava mais dando conta. Deixei não, estou "dando um tempo". Depois retorno, afinal não era mesmo sangria desatada! O curso de Pedagogia seria  a minha segunda faculdade e eu precisava  canalizar minhas energias naquilo que sentia maior peso em meu coração. Realmente não estava tendo tempo para nada! De dia: Trabalho! À noite: Estudo! E ministério? E filhos? E marido? Mãe?Irmã? e mais... e Deus? e Deus...
 

CRIANÇAS NO ALTAR Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting