DINÂMICAS

As dinâmicas, também chamadas de Quebra-gelo são muito úteis para tornar a reunião numa atmosfera mais agradável, proporcinando uma interação maior entre os participantes. Segue agora algumas sugestões de quebra-gelos. Escolha a que melhor se adequar aos seus objetivos.
1) Brincando de múmia
Dinâmica para o dia em que houver aniversariante entre os participantes.Você precisará de dois rolos de papel higiênico (dos mais baratos) e fita crepe.Peça para dois participantes enrolarem o (a) aniversariante (literalmente) com o papel higiênico, enquanto os demais cantam um cântico bem animado. Eles deverão preencher bem deixando os ollhos e a boca de fora. Use um cronômetro ou relógio para marcar o tempo para que o aniversariante responda perguntas enquanto se desenrola. Sugestão de perguntas:
a) O que você mais gosta de comer?
b) Qual a sua música preferida?
c) Cite um versículo onde apareça a palavra amor?
d) Qual o nome completo de seus pais e avós?
Caso ele gaste mais tempo que o determinado, deverá pagar uma prenda (cantar uma música, imitar alguém, etc.)

2) Desfile de Moda
Você precisará de muitas folhas de jornal, fita crepe, cola, tesouras
Divida os particpantes em diversas equipes. Eles deverão criar modelos para o dia-a-dia, para a noite, uniformes, etc. Peça para que todos usem a imaginação. após o momento da criação, promova um desfile de modas. Alguém da equipe deverá descrever o modelo criado.

3) Mímica
Esta atividade tem como objetivo desenvolver a expressão corporal e ajudar a diminuir a timidez. Forme equipes de acordo com o número de participantes. Escolha também alguém para liderar a atividade. Cada equipe diz ao líder que mímica estará fazendo - profissão, animal, título de filme, etc. conforme o combinado.
Uma vez informado o tema, os representantes seguem ao mesmo tempo para junto de suas equipes, tentando fazê-las entender, por meio de mímica, o assunto combinado com o líder. Vence a equipe que acertar primeiro.

4)História coletiva
Utilizem diversos objetos para criar a história. Os participantes, utilizando objetos variados, deverão produzir uma história de forma que os colegas possam das continuidade ao enredo e seu significado.
Exempo: Pega-se uma panela. Inicia-se a história: "Eu estava com fome, por isso peguei uma panela..." o seguinte pega outro objeto e continua a história.

5) As redes
Dois participantes dão-se as mãos, formando a rede. Os demais se distribuem num espaço previamente delimitado e representarão os peixes. Dado o sinal, a rede procura recolher algum peixe sem se romper. Os peixes relhidos passam a fazer parte da rede, que vais crescendo mais e mais, até pescar o último peixe.
Observação: Caso o número de participantes seja muito grande, pode haver diversas "redes".

6) O Bigode no lugar
Este é um quebra-gelo que provoca boas risadas e descontrai o ambiente. Voc~e precisará de fios de barbante cortados para serem o "bigode". Os participantes deverão ser divididos em duas equipes. Todos, com as mãos entrecruzadas nas costas, deverão tentar manter o barbante no lugar do bigode. Eles deverão se olhar, sem rir e sem deixer cair o bigode. O vencedor será o último que conseguir se manter sem rir e com o bigode no lugar.

7) Acróstico
Amigos mandando mensagem (para o dia em que houver aniversariante) Você precisará de duas cartolinas e dois pincéis atômicos. Escreva as letras que compõem o nome do aniversariante. Divida os participantes em duas equipes. Peça-lhes que façam um acróstico desejando boas para o aniversariante.

8) Como prefere
Esta atividade tem por objetivo desenvolver a observação. Escolha um dos participantes do grupo, que deverá se afastar enquanto os demais escolhem um determinado objeto para ser descoberto ou "adivinhado" pelo que se afastou.
Chame de volta o participante que se distanciou. Com a simples pergunta "como prefere ?", feita a cada um dos demais, terá de acertar o objeto. Se o abjeto for, por exemplo, um lápis, ao perguntar "Como prefere?", os outros responderão: apontado, preto, colorido, com a ponta fina, etc.


As dinâmicas acima foram selecionadas do livro "27 roteirinhos para encontros com crianças e pré-adolescentes" de Priscila Laranjeiras - A.D Santos Editora


Minha Dica:
Quando for pensar em alguma programação com crianças, procure lembrar da sua infância e das brincadeiras que curtia. Inclua sempre brincadeiras e jogos em suas atividades, pois brincar é uma necessidade da criança.Muito mais do que se divertir, elas aprendem com os jogos e brinquedos a desenvolver o trabalho em equipe, a solidariedade, a trabalhar suas frustrações, sua timidez, medos, enfim, brincando é que se cresce! Não esqueça também de incluir as brincadeiras tradicionais como, dança da laranja, amarelinha, vivo-morto, corrida de saco, ovo na colher, pula-corda,  elástico, e outras mais que lembrar.

0 comentários:

 

CRIANÇAS NO ALTAR Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting