Ensinando as crianças a orar

Quero deixar um post hoje sobre oração com as crianças. O trecho a seguir foi retirado da apostila Max7Formas - Guia do Lider. Você pode fazer o download no site http://www.max7.org/


1. Ensine sobre Oração sempre que possível


Ensine estas verdades sobre oração ao longo de cada lição:

• Podemos falar com Deus a qualquer hora e sobre todas as coisas.

• Não há formas certas de orar ou alturas especiais em que as nossas orações são ouvidas por Deus. Ele pode ouvir todas as nossas orações, a qualquer hora e seja qual for o formato da nossa oração.

• A Oração do “Pai-nosso” mostra-nos como louvar, agradecer, confessar e pedir.

Qualquer momento da lição é um bom momento para parar e orar com as crianças; individualmente ou em grupo. Por uma questão de segurança da criança e responsabilidade, certifique-se que o líder e as crianças estejam em lugares visíveis a todos, a todo o momento.

2. Oração em pequeno grupo

Sentar em círculo um grupo de 10 crianças no máximo, com um líder. A vantagem de estar num pequeno grupo é o fato de a criança não se sentir tão pressionada como eventualmente se poderia sentir se estivesse num grupo maior.

Um exemplo de oração em pequeno grupo é a chamada oração espontânea, onde cada criança pode orar numa frase muito curta e a qualquer momento que deseje.

Outra alternativa é estarem de mãos dadas, sentadas ou em pé e apertarem a mão da pessoa ao lado quando terminam a sua oração para que o outro comece.

3. Oração em pares

Agrupe as crianças aos pares. As crianças compartilham algo que lhes aconteceu durante a semana e pela qual querem pedir oração. A criança parceira ora pela necessidade do outro. O líder pode também dar tópicos de oração às crianças, que se recolherão com os seus pares, num local sossegado para orar.

4. Oração com o grupo todo

Quando orar com o grupo todo, use a oração repetitiva; isto é, o líder ora e as crianças repetem o que o líder diz. Os líderes podem também criar um quadro onde vão sendo anotados os motivos de oração e as respostas que têm sido recebidas.

5. Oração individual

Este tipo de oração é mais adequado a crianças mais velhas, uma vez que exige maior concentração. As crianças podem sentir-se mais à vontade orando por elas próprias ou com o líder. Este tipo de oração pode ser muito difícil para crianças recém-convertidas que ainda estão a dar os primeiros passos na fé. Uma boa forma de o fazer é no exterior onde as crianças podem orar sozinhas mas ao mesmo tempo serem vistas pelos líderes.

6. Oração ilustrada

Este tipo de oração funciona com todas as idades. Por exemplo, as crianças podem fazer um desenho num pedaço de papel, sobre o motivo de oração que desejam, ou podem escrever a sua própria oração. Isto pode ser feito no contexto de um pequeno grupo, onde as crianças estão sentadas em círculo no chão com uma grande folha de papel no meio. Podem então escrever ou desenhar as suas orações, 2 ou 3 crianças de cada vez.

As crianças podem também usar formas simbólicas que acompanham a oração. Se as crianças estão a confessar pecados, podem ter uma pedra na mão que soltam como simbolismo da libertação do pecado confessado. Podem por exemplo segurar uma bonita folha de árvore ou planta, enquanto agradecem a Deus pela Sua criação.

7. Oração conjunta

Este tipo de oração é bom para crianças tímidas ou que não gostem de orar em público. As crianças e os líderes falam com Deus ao mesmo tempo, evitando assim que ouçam as orações uns dos outros. Deus consegue mesmo assim ouvir a oração de cada um. Esta pode ser uma boa forma de ensinar acerca de que Deus ouve toda a gente e fala ao Seu povo de várias formas diferentes.



Há mais do que 7 formas de orar. Use as ideias que funcionem melhor para o seu grupo e compartilhe-as com outros líderes através de http://www.max7.org/

0 comentários:

 

CRIANÇAS NO ALTAR Copyright © 2011 Designed by Ipietoon Blogger Template and web hosting